Radio Papo Cabeça

Radio Papo Cabeça
Informação com Responsabilidade

Tradutor Online

domingo, março 24, 2013

Empreendedor Paraíba, o do Brasão

"Alô freguês, aquele abraço!”
22/02/2013 - Hemerson Pinto

É o trecho mais compreensivo do texto curto e rápido que ficou conhecido na cidade de Imperatriz e, pelo Rádio nos municípios vizinhos, sempre finalizado com uma gargalhada alta e esticada, que parece querer tirar o fôlego de Luis Gonzaga de Jesus. Ele é o ‘Paraíba’, proprietário do restaurante O Brasão.

Firme na conversa, rápido nas respostas, Luis Gonzaga afirma que isso é algo natural, que trouxe de berço da terra natal, João Pessoa, capital da Paraíba. Na cidade onde nasceu, viveu apenas 24 anos. Foi gari, frentistas, camelô, quase ao mesmo tempo em que trabalhava como braseiro, assando frango e outros tipos de carne. 

Imperatriz não estava nos planos, mas não precisava. Aqui, parecia mesmo existir uma oportunidade esperando por ele, que apesar da pouca idade, era casado e tinha uma filha. Hoje, aos 56 anos, sabe que não deveria mesmo ter recusado o convite de mudar para a cidadezinha que crescia e se mostrava no interior do Maranhão.

“Foi em 1981, eu tinha 24 anos, casado e tinha uma filha. Um cara me tentou trazer de todo jeito e eu não queria vim. De última hora resolvi vim com ele, foi a melhor coisa que fiz na minha vida. Na Paraíba eu era gari, frentista, camelô, era tudo. Nunca cresci. Cheguei aqui, e quatro anos depois alguém me deu uma oportunidade. Nunca joguei fora. Hoje é o Brasão Restaurante”.

O primeiro pontapé para a existência do próprio negócio do ‘Paraíba’, foi dado por um empresário, que nosso personagem faz questão de revelar: “O Mauro, do Posto Planalto. Um cara fantástico, que me mostrou o melhor caminho para a vida. Jesus, é ele mesmo”.

‘Paraíba’ também não esqueceu quem insistiu tanto para que viesse à Imperatriz: “E quem me trouxe para Imperatriz foi José Fernandes Dantas”, hoje Secretário de Agricultura de Imperatriz. “Eu trabalhava com ele lá. Como braseiro, eu era bom”.

Em 1982 ‘Paraíba’ montou O Braseiro, onde oferecia diariamente: “feijão tropeiro, galinha caipira, frango assado, costela de porco e o ‘pau comia’”. Era na Avenida Bernardo Sayão, esquina com Rua Piauí. “No começo eram dois funcionários, hoje são 17”. 

Com a profissão que trouxe do estado da Paraíba, o ‘Paraíba’ sustenta a família. Além da esposa e dos três filhos, Luis destaca o que considera outras felicidades, como a religião (católico) e a Sociedade Imperatriz de Desportos, o Cavalo de Aço.

Fonte: http://www.jornalcorreiopopular.com 

Nenhum comentário:

Onde já estive