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sábado, setembro 22, 2012

Marketing e Eventos


A divulgação como trampolim para aumento das vendas

Os profissionais de marketing dizem “ Marketing é a ferramenta usada para seduzir clientes. Tem como objetivo criar novas demandas no mercado e satisfazer os desejos e necessidades do consumidor, encantando-os com um determinado produto. Em última análise visa otimizar lucros.

Mas e na prática o que é marketing?

É a coletar de informações tanto externas quanto internas formando um conjunto de conceitos que gera ações permitindo assim entender as forças do mercado e estabelecer relações entre a empresa, os clientes, parceiros fornecedores e a sociedade em geral, longe de ficar restrito aos gigantes do mercado, ele deve ser entendido como uma espécie de bússola capaz de orientar qualquer perfil de empreendimento, seja e grande ou pequeno, e ajuda-lo a ser mais versátil e competitivo.

Você está acertando no marketing do seu negocio?


Nada acontece por acaso tudo é resultado de algum tipo de estudo formal ou informal, todo negócio surge de uma necessidade, e muito menos se mantem por acaso, pois as necessidades mudam. Nesse ponto o marketing e tão importante na sobrevivência da empresa no mercado competitivo de hoje e a escolha da melhor estratégia chamada Mix Marketing ou também chamado de os seis P´s do marketing, são suas armas, para garantir essa sobrevivência.

Os sei s P´s do Marketing

·         Produto: é o objeto ou serviço prestado em si com suas características intrínsecas.

·        Ponto: é a concepção de uma logística e o estabelecimento dos canais de distribuição que fazem com que p produto ou serviço chegue ao cliente.

·        Preço: é valor que se atribui a determinado produto ou serviço, levando em conta a prática da concorrência e a relação custo x benefícios.

·        Promoção: é a iniciativa de comunicar ao mercado a existência de determinado produto ou serviço e promove sua venda, fazendo uso de distintos meios de comunicação.
·     Padrão: é a concepção de uma cadeia de procedimentos e rotinas envolvendo todos os processos vitais que dão origem a um determinado produto ou serviço e são implantados na empresa. Exemplos: a cadeia e produção, o manuseio, a venda e o pós-venda de dado produto ou serviço.

·        Pessoas: são os colaboradores de uma empresa envolvidos diretamente ou indiretamente na colaboração de um produto ou prestação de serviço, tais como fornecedores, clientes, sócios e parceiros.

Saber escolher qual dessas armas a empresa irá usar para entrar na guerra pelo cliente é resultado de um estudo criterioso.

Para usar corretamente o marketing em sua empresa você tem de ser capaz de responder cinco perguntas básicas.

·         Visão: Para onde está indo  minha empresa ?
·         Missão: a que ela se propõe?
·         Valores: em que crenças e valores se apoia para atuar?
·         Objetivos: quais os alvos concretos que quer perseguir?
·         Ações e metas: que iniciativas posso tomar para atingir esse objetivos?

É necessário ainda fazer algumas analise de forças internas e externas que influenciam seu negócio, são elas:

Interna que podem ser mudadas e melhoradas, pois estão em nosso domínio.
·         Ponto forte ou diferencial
·         Pontos fracos ou pontos a serem melhorados
Externa que não pode ser mudado, pois não estão sob nosso domínio somente podemos nós adaptar a ela.
·         Oportunidade do mercado para as características de negócio
·         Ameaça para as características do seu negócio
Após essa analise pode se definir com  segurança a estratégia a ser seguida dentro do campo de batalha do mercado.

Como se preparar para ser conhecido?

Quem não é visto não é lembrado, não importa o que você é e sim aquilo que os outros pensam que você é. Um marketing bem feito te dá poder para fazer com que as pessoas pensem o que você quiser sobre você e seu negocio.

 Você está se comunicando de forma correta com seu cliente?

A comunicação é a ferramenta principal para si fazer ser conhecida pelo cliente como falou o saudoso Chacrinha “Quem não se comunica se trumbica”, sem comunicação correta a empresa não tem como informar ao seu cliente seus planos  promoções, portanto não gerando ações voltadas para a fidelização ao negocio, sem cliente a empresa verdadeiramente estará morta para o mercado.

Para poder se fazer uma comunicação eficaz é necessário se definir os seguintes pontos:
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·         Quem é seu publico alvo?

     Defina claramente o perfil de seu cliente a ser atingido para que assim descubra a qual canal ele está mais aberto, tv, radio, faccebook, e-mail e etc.

·         Quais veículos principais de comunicação?
o   TV aberta e TV fechada
o   Revistas e Jornal
o   Radio
o   Outdoor
o   Listas telefônicas
o   Guias especializados
o   Mala Direta
o   Painéis
o   Internet
o   Boca a Boca
o   Entre Outros

Observação: existem ferramentas de comunicações inovadoras e que podem ser usadas de forma baratas e direcionadas ao publico alvo determinado como por exemplo: Cartaz ou pôster em banheiros publico, sacos de pão, sacolas de supermercado entre outros.

·         Que linguagem usar para atingi-lo?

o   Planeja a linguagem mais assertiva para esse perfil de cliente usando esse  canal pré-estabelecido  para atingi-lo.

·         Como agir antes e depois de uma ação de marketing?

o   Deve se preparar para atender os eventuais clientes que viram dessa comunicação realizada com rapidez e qualidade, tem de ser verificado estoque, pessoal treinado, linhas de acesso a contato direto coma empresa para receber essa nova demanda.

·         Estou pronto para absorver a demanda a qual irei criar?

o   Muitas vezes as empresas erram e fazem ações de mídia sem ter condições de atender a demanda criada e pode causar a morte dessa empresa pela avalanche de clientes que vão aparecer e se tornar um tiro no pé pois terá um efeito negativo e de reclamações perante os serviços prestando levando muitas vezes a quebrar a empresa.

Observação:
Estoque parado é sinal de perda de dinheiro já foi à época de ter um grande estoque era sinal de dinheiro no bolso, a moda muda, os produtos se deterioram e as necessidades mudam, derrepente ninguém vai querer seu produto nem de graça por isso uma boa promoção é uma estratégia para aumento de vendas e para esvaziar estoques.
Reserve pelo menos 20% de seu faturamento para investimento em comunicação com o cliente torne isso uma prioridade pois é nas crises que temos de mostrar aos clientes que estamos firmes e prontos para sanar suas necessidades.

Dicas de ações promocionais bem sucedidas

·         Sua loja faz aniversario?
·         Faça uso de seu cadastro de cliente
·         Dé presentes no aniversario de seus clientes
·         Uma ferramenta muito usada é a oferta tipo leve dois e pague um.
·         Procure parceiros para dividir os custos em uma promoção
·         Associe sua promoção com ações culturais, esportivas ou mesmo social para ajudar uma entidade carente.
·         Incentive o marketing boca a boca premiando os clientes por cada novo cliente que ele traz.
·         Crie ações para facilitar a vida do seu cliente como entrega e pedido via telefone
·         Crie promoções para degustação de promoções
·         Lembre-se:
o   Criar um motivo para ele vir à loja
o   Crie um motivo para ele fidelizar a loja
o   Crie um motivo para ele indicar a loja
o   Crie um motivo para ele voltar a loja

Material de apresentação adequado e básico de uma empresa para criar uma identidade da empresa tanto para as pequenas quanto para as grandes todos devem ter esse arsenal básico.

·         Cartão de visita
·         Layout da empresa/Decoração interna
·         Fachada
·         Folder
·         Apresentação em Power Point
·         Pastas
·         Orçamentos e Proposta
·         Logomarcas
·         Slogam

E-MARKETING FERRAMENTA RAPIDA, BARATA E FÁCIL DE COMUNICAÇÃO COM O CLIENTE.
·         Crie todas as ferramentas de comunicação para que o cliente possa entrar em contato com você e sua empresa.
o   Orkut
o   msn
o   facebook
o   Skype
o   Blog: para quem não tem estrutura ou dinheiro o mais fácil é iniciar com um blog que é fácil de administrar e tem um efeito igual e direto de um site ficando somente limitado na questão de design e de ferramentas extras.
o   Site: cuidado para não deixar o sie desatualizado inove sempre
§  Crie endereço de fácil memorização
§  Tenha cuidado com a navegação: ela tem de ser intuitiva e fácil
§  Instale sistemas de segurança contra fraudes
§  Utilize imagens, gráficos e movimentos para torna-lo mais atraente.
§   Crie uma infraestrutura profissionalizada para suporte à gestão de vendas pela internet.
§  Institua uma conexão por e-mail para que o cliente possa e comunicar com a empresa e fazer sugestão ou reclamações, mas não deixe de ter os canais tradicionais a disposição como telefone e endereço da empresa. Faça com que ela funcione prontamente.

Observação: a internet é o mundo te observando por isso tome muito cuidado sobre o que você posta ligando o nome de sua empresa.

Eventos ferramenta para aumento de 40% nos resultado final de qual ação de marketing

Com suas ferramentas de comunicação prontas então agora você está pronto a oferecer aos seus clientes uma apresentação em ações promocionais direcionadas e eficazes proporcionadas por um evento onde as pessoas estão lá para realizar negócios  aumentar sua rede de contatos.

Aprenda a apresentar sua empresa em um minuto, pois tempo é algo precioso em uma feira congresso ou curso ao qual você esteja presente e já saia desse momento pré-agendado para um segundo contato para uma apresentação mais minuciosa de seus produtos ou serviços.

Nós eventos as pessoas não estão protegidas coma a couraça do eu não quero comprar, estão abertas tanto para vender quantos para comprar, o lema é “ estamos aqui para fazer bons negócios” é nesses ambientes que você terá a oportunidade de conversar com o dono da empresa sem ter uma secretaria te impedindo de chegar ate ele ou mesmo sistema burocrático impedindo qualquer um de incomoda-lo ele esta lá para ver e ser visto assim como você, saiba usar essa oportunidade única de uma maneira educada e direta sem muitas intimidades e bem profissional.

Esteja sempre bem vestido e apresentável e sempre use estratégias para ser apresentados ao seu cliente alvo, pois assim você aumenta sua possibilidade de fechamento para 60% ou 80% de fechamento, esse é o grande segredo de muitas empresas para conseguir grandes clientes.

Evento é hoje o melhor canal de comunicação direta com o cliente onde se pode ter uma resposta imediata, gerando um fechamento de venda muitas vezes imediato e duradouro.

Pense um pouco nessas perguntas

1.       Você associa a comunicação a:
a.       Propaganda
b.      Faixa de rua
c.       Lábia de vendedor
d.      Discurso consistente
2.       Como sua empresa costuma reagir diante das reclamações de um cliente?
a.       Ouve e busca uma solução.
b.      Ignora o fato.
c.       Finge que não ouve.
3.       Você acredita em propaganda boca a boca?
a.       Não, o resultado é desprezível.
b.      Sim. Um cliente satisfeito vale por dez.
c.       Sim, mas não me preocupo om isso.
d.      Não. Um cliente está geralmente insatisfeito
4.       Qual o objetivo de seu site?
a.       Criar um novo canal de vendas.
b.      Tornar a empresa moderna.
c.       Ser um folheto eletrônico.
d.      Nenhum. A internet não serve para nada.
5.       Você faz pesquisa de opinião?
a.       Sim. A equipe de vedas sempre pergunta o que o cliente está achando.
b.      Não. Isso é muito caro.
c.       Sim, mas o relatório vai parar no fundo de uma gaveta.
d.      Sim, para testar a satisfação do cliente.
6.       O que seus clientes acham de sua empresa?
a.       Não sei dizer.
b.      No geral, confiam em nós.
c.       Não sei e acho que não quero saber.
d.      Tanto faz, contato que comprem.

Fonte: Guia Pequenas Empresas Grandes Negócios - editora Globo - 2004
Organizador: Antonio Madiflavio de Oliveira Ferreira
Consultor de Empresas – Mad Soluções Ltda.

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