Radio Papo Cabeça

Radio Papo Cabeça
Informação com Responsabilidade

Tradutor Online

sexta-feira, agosto 03, 2012

Amicro promove cursos de qualificação profissional


Associação firmou parceria com empresas para capacitar mão de obra desqualificada.

02/08/2012 00h00
Imperatriz - A Associação de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte de Imperatriz (Amicro) está promovendo um curso de qualificação para candidatos a vagas de emprego em empresas da cidade. Mais de 50 empresas de vários segmentos firmaram parceria com a entidade no Projeto Central de Vagas, que não tem prazo para acabar.

Qualquer pessoa interessada em um emprego poderá participar do curso de empregabilidade que tem três horas de duração, uma vez por semana na sede da entidade.

O presidente da associação, Antônio Madiflávio Ferreira, disse que o projeto surgiu após a entidade fazer um levantamento das dificuldades que as empresas vinham enfrentando no recrutamento de candidatos.
“A gente começou fazendo o curso dentro das empresas, que logo firmaram convênio conosco para treinar os candidatos”, destacou Antônio Madiflávio Ferreira.

No curso, são abordados temas como o plano de carreira profissional do candidato, a forma ideal de responder uma entrevista pessoal e como elaborar um currículo.

Após o curso, a entidade encaminha o candidato à empresa conveniada e ainda faz o acompanhamento desse profissional. “Nós observamos se o candidato ficou na empresa, e se não ficou, o porquê de não ter sido aproveitado. Geralmente podem ocorrer três situações para ele não ser absorvido: erro na avaliação do perfil do candidato, erro na informação repassada pela empresa sobre o perfil para a vaga ou o próprio candidato não repassar as informações completas sobre sua pretensão”, observou o presidente da Amicro.
Com a parceria, as empresas bancam o curso, mas, nos casos em que o candidato participa da capacitação sem antes ter sido referendado por alguma empresa, ele tem de pagar uma taxa de R$ 20,00 para adquirir o material didático.


Palestras - Além do curso, a entidade vem promovendo palestras e cursos relâmpagos em instituições de ensino como faculdades e escolas públicas. “Nessas palestras, nós não cobramos nada das instituições de ensino e apenas condicionamos a participação à doação de 1 kg de alimento pelos participantes. Os donativos são doados a entidades carentes da cidade”, informou Antônio Madiflávio Ferreira.

De acordo com o presidente, a iniciativa vem surtindo efeito positivo, porque acelera o processo de seleção de profissionais. A fase de treinamento geralmente realizada pela empresa é abreviada com a parceria.
Com o sucesso desse projeto na cidade, a diretoria da Amicro já pensa na ampliação das ações para outros municípios da Região Tocantina.

http://www.blogsoestado.com/joaorodrigues/

Nenhum comentário:

Onde já estive