Radio Papo Cabeça

Radio Papo Cabeça
Informação com Responsabilidade

Tradutor Online

sábado, julho 07, 2012

Bastidores da política de imperatriz deste sábado..........

Imperatriz - Veja as principais notícias da política de Imperatriz na reprodução da coluna "Bastidores" do Jornal "O Progresso" deste sábado, 7 de julho, escrita pelo jornalista Coló Filho.

Bastidores
Julho 7, 2012

Coligações
De acordo com o pedido de registro feito na Justiça Eleitoral, a coligação“Imperatriz é de Todos Nós”, liderada por Carlinhos Amorim, tem seis partidos: PDT, PCdoB, PSB, PR, PP e PRP. Só que ontem já havia a informação de que o PP teria permanecido na coligação do PSDB. E o PSB briga para ter candidato próprio. Na proporcional, foram montadas duas coligações. Uma com o PDT e PR e outra com os demais partidos. A coligação da candidata Rosângela Curado conseguiu reunir oito partidos – DEM, PRB, PMDB, PPL, PHS, PSDC, PRTB e PSC. Foram formadas três coligações proporcionais. Já a coligação do prefeito Sebastião Madeira é formada por PSDB, PPS, PMN, PSD, PTB, PSL, PV, PTdoB e o PP, que até a noite de quinta-feira era tido como fora do ninho tucano. Os outros candidatos a prefeito não conseguiram formar coligação. Vão com chapa pura.

Em duas
A Justiça Eleitoral recebeu o pedido de registro do PSB em duas coligações. Uma solicitada pela comissão provisória e outra pelo diretório destituído, que lançou o odontólogo Kleber Miranda como candidato a prefeito. A outra ala decidiu pela coligação com o PDT de Carlinhos Amorim. A briga agora é na justiça.

E...
Ontem pela manhã, Kleber Miranda informou que à tarde iria receber documento levando-o de volta à presidência do diretório municipal do PSB. Segundo ele, a Comissão provisória estadual não tem poderes para decretar intervenção em Imperatriz, onde existe um diretório eleito em congresso. O autor da intervenção, José Antônio Almeida, foi inclusive destituído pela Executiva nacional do comando estadual.

Tempo
Especulou-se que a coligação do candidato Carlinhos Amorim teria o maior tempo no horário eleitoral gratuito. Seriam mais de 7 minutos. Na verdade, terá 6min03seg, isso incluindo o PP. Mas madeiristas asseguravam que a coligação liderada pelo PSDB teria cerca de 9 minutos. Entretanto, levantamento feito mostra que, mesmo incluindo o PP, o tempo de Madeira é de 5min22seg. A candidata Rosângela Curado tem o maior tempo: 6min43seg. O PT, sozinho, tem 4min31seg.

Corre-corre
Na briga pela formação de alianças, os partidos deixaram para a última hora a entrega dos documentos com pedido de registro das candidaturas, provocando muita correria e contratempos, deixando a Justiça Eleitoral sobrecarregada. Por isso, até a tarde de ontem ainda não se podia ter um levantamento completo sobre coligações proporcionais e nomes dos candidatos a vereador.

Nem aí
Os partidos, quando fazem negociações para alianças, só pensam no candidato majoritário. Os candidatos a vereador que se explodam. Muitos serão prejudicados por alianças formadas sem levar em consideração a situação proporcional. Há candidatos, inclusive vereadores, que vão se ferrar. Além de correrem o risco de perder a eleição, ainda enfrentam a questão do apoio ao candidato a prefeito. O candidato Francismar Bahia, por exemplo, apoia Madeira, mas o seu partido, o PRB, estará no palanque de Rosângela Curado. A mesma coisa acontece com candidatos do PDT e PR. Rildo Amaral, Luis Gonçalves e Chiquim da Diferro, por exemplo, são madeiristas. Mas os partidos são carlistas.

Desmentindo
Em nota divulgada ontem, a Secretaria de Comunicação Social do Senado esclarece: - É totalmente improcedente notícia publicada na Folha de São Paulo quando afirma que o Sr. José Francisco Neves “entrou para a estatal (Valec) com aval de Sarney”. Diz ainda a nota que “o presidente José Sarney não tem nenhuma participação, não indicou e sequer foi consultado, quanto à condução deste senhor à presidência da Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A”.

Na boca
O suplente de deputado estadual Edivaldo Holanda tem o filho, Holanda Junior, candidato a prefeito de São Luís. Torcerá, claro, para o filho ganhar, mas se o vencedor for Castelo, Holanda não vai chorar tanto. Ele ganha o mandato de deputado. É que o vice de Castelo é Neto Evangelista, eleito deputado pela mesma coligação de Holanda. Teria que renunciar ao mandato para assumir o cargo de vice-prefeito. Mas Holanda tem outra chance: também vai para a Assembleia se o vencedor em Imperatriz for o deputado Carlinhos Amorim.

Nenhum comentário:

Onde já estive