Radio Papo Cabeça

Radio Papo Cabeça
Informação com Responsabilidade

Tradutor Online

sábado, junho 09, 2012

O que é um APL?


O arranjo produtivo local (APL) é um conjunto de fatores econômicos, políticos e sociais, localizados em um mesmo território, desenvolvendo atividades econômicas correlatas e que apresentam vínculos de produção, interação, cooperação e aprendizagem.
Os arranjos geralmente incluem empresas – produtoras de bens e serviços finais, fornecedoras de equipamentos e outros insumos, prestadoras de serviços, comercializadoras, clientes, etc., cooperativas, associações e representações - e demais organizações voltadas à formação e treinamento de recursos humanos, informação, pesquisa, desenvolvimento e engenharia, promoção e financiamento.
A articulação de empresas de todos os tamanhos em APLs e o aproveitamento das sinergias geradas por suas interações fortalecem suas chances de sobrevivência e crescimento, constituindo-se em importante fonte de vantagens competitivas duradouras.

Os APLs – Arranjos Produtivos Locais – são aglomerações de empresas com a mesma especialização produtiva e que se localizam em um mesmo espaço geográfico. As empresas dos APLs mantêm vínculos de articulação, interação, cooperação e aprendizagem entre si, contando também com apoio de instituições locais como Governo, associações empresariais, instituições de crédito, ensino e pesquisa.
 Participar de um APL fortalece as empresas, pois juntas formam um grupo articulado e importante para a sua região, facilitando a interação com o governo, associações empresariais, associações de produtores, órgãos públicos, instituições de crédito de ensino e de pesquisa. Além disso, torna os participantes mais articulados, trabalhando de forma cooperativa e trocando informações entre si, gerando melhorias e novas idéias entre todos.
 No Arranjo Produtivo Local o grupo de empresas também tem objetivos comuns e um comitê gestor, que acompanha um plano de trabalho estabelecido pelo grupo.
 Os APLs são difundidos em tudo o mundo, mas é na Europa que eles têm a maior difusão: somente na Itália são 145, com 212.500 empresas e representando 27% do PIB, 42% dos empregos e 47% das exportações.



Arranjos Produtivos Locais (APLs) criam ambiente inovador ao reunir empresas concorrentes para ganhar mercado. O Juarez de Paula, gerente da Unidade Desenvolvimento Territorial do Sebrae, já participou de experiências de sucesso desde que o Sebrae desenvolveu o conceito de APLs. Segundo ele, a modalidade permite que “vários pequenos negócios se juntem e busquem ter uma escala maior de produtos tornando-se mais competitivos no mercado.”
No setor de confecções é muito comum ter uma empresa-líder que depende das facções, que são fábricas menores que fazem um tipo de montagem e de costura. O resultado desses trabalho é entregue para a empresa grande, que finaliza o processo produtivo. É o caso de Caruarú, onde pequenas empresas inovaram nos processos para formar um formidável pólo de confecções em Pernambuco.
O Arranjo Produtivo Local não é só para indústria. “No setor comercial, podemos ter um conjunto de restaurantes que busca promover aquele território como uma região gastronômica importante, e com isso atrair mais clientes.”, ensina Juarez. Isso é inovação em marketing.
Na agricultura familiar, os arranjos produtivos também são bem promissores para inovar em produtos e divulgação. Os produtores de alimentos orgânicos podem se unir em cooperativas e criar uma marca única, com isso divulgando a produção da região.
Soluções empresariais e ambientais

Em Três Rios (RJ), a APL foi a solução para problemas empresariais e ambientais. A região é a mais pobre do estado e a economia é calcada nas pedreiras e serrarias, na indústria de rochas ornamentais ou pedras decorativas. A maioria empresas familiares, fiscalizadas pelo Ministério Público por despejar no rio o pó fino resultante da produção.

O Djalma Brandão, gerente da Argamil, fábrica de argamassa na região, passou a comprar o pó das serrarias por meio de uma APL. “Há dois ganhos nessa operação: a redução de custo na utilização do fino e o marketing que a gente gera através de uma argamassa ecológica que ajuda a conservar a natureza.”


Nenhum comentário:

Onde já estive