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sábado, agosto 20, 2011

Novo portal visa a fomentar negócios sociais


Site negociossociais.com vai reunir e incentivar empreendimentos; primeira iniciativa é o Prêmio Negócios Sociais.com

Por Juliana Elias
Editora Globo
Os negócios sociais, que transitam entre a lucratividade e o impacto positivo na sociedade, começam a tomar corpo no Brasil, principalmente entre os jovens. Para promover o conceito no Brasil, foi lançado nesta quinta-feira (18/8) o portal www.negociossociais.com . Criado pelo engenheiro Rodrigo de Castro, o site tem o objetivo de reunir, incentivar e difundir os principais empreendimentos do gênero no país. “Queremos ser uma incubadora de startups em negócio sociais”, explica Castro.

O primeiro passo em direção a essa meta é a criação do Prêmio Negócios Sociais.com, que nasceu junto com o portal. As inscrições estão abertas, também pelo site, e são voltadas para qualquer projeto com potencial financeiro e de cunho social. “O importante não será só a premiação final. Os participantes passarão por um processo de capacitação até serem selecionados os vencedores”, diz Castro.

Os vencedores, além de receberem apoio para financiamento e para aprimoramento da gestão, deverão participar ativamente da Negócios Sociais também. “Queremos criar uma rede e formar uma espécie de liga de empreendedores que tenham as mesmas ideologias, com encontros permanentes, debates, eventos.”

O negociossociais.com nasce de uma parceria de Castro com a ONG de inclusão digital CDI, firmada pouco depois de o jovem, hoje com 26 anos, desistir da carreira de engenheiro. “Trabalhei por quatro anos em uma consultoria, quando saí da faculdade, mas eu não tinha muito propósito ali.” Conheceu Rodrigo Baggio, criador da CDI e capa da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios de agosto, durante cursos que passou a fazer sobre negócios sociais. A ideia de fazerem um projeto impulsionou a partida para novos desafios.

O que é Para Castro, a grande diferença do chamado negócio social em relação a uma ONG é que, no caso do primeiro, a viabilidade econômica e o retorno financeiro são objetivos importantes. Por outro lado, é diferente de uma empresa comum, já que o impacto social é anterior à busca por lucro como motor do negócio.

Mesmo a CDI, ONG fundada há 13 anos, é um exemplo de trabalho social que conseguiu se estabelecer comercialmente. Criou um braço de negócios, a CDI Lan, destinado a dar apoio a lan houses em comunidades carentes, com apoio de grande empresas. Hoje, conta com 6.000 casas do gênero associadas.

O site negociossociais.com também deverá ser um exemplo do modelo. “Um projeto que apóia esse tipo de empreendimento também precisa ser um negócio social”, pondera Castro. “A ideia é sermos capazes de andar com as próprias pernas em breve.”

Entre as possibilidades de renda estão o patrocínio e a inserção de anúncios empresariais, o chamado crowdfunding (forma de financiamento colaborativo) e mesmo uma possível participação nos negócios que ajudarem a se estabelecer.

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